Biblioteca Virtual

Trabalhos, pesquisas e publicações científicas

Preparamos esta biblioteca virtual com o objetivo de ampliar a divulgação do conhecimento produzido no meio acadêmico sobre assuntos diversos relacionados ao território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

Aqui, você encontra excelentes trabalhos acadêmicos, pesquisas científicas e publicações especiais. Os documentos reúnem informações qualificadas elaboradas por especialistas em temas como geodiversidade, biodiversidade, antropologia, arqueologia, paleontologia, educação, história, cultura, povos e comunidades tradicionais, entre outros.

Boa leitura!

Patrimônio Cultural e Sustentabilidade: três experiências para uma prática em comum.

O texto inclui temas ligados a Patrimônio Arqueológico, História e Cultura dos Povos Indígenas como subsídio para os processos educativos no território do Caminhos dos Cânions do Sul Geoparque Mundial da UNESCO.

Geodiversidade do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

Todos os produtos resultantes do projeto estão disponíveis para download no link:
https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/24829

O levantamento da geodiversidade é uma ferramenta importante para o conhecimento do meio físico e ordenamento territorial, especialmente aplicada a temas como uso e ocupação do solo agricultura, recursos hídricos, recursos minerais e geoturismo. Os materiais incluem:

a) Mapa da geodiversidade, que apresenta as unidades geológico-ambientais, além de uma síntese das adequabilidades e limitações do meio físico para os usos mencionados;
b) Atlas da geodiversidade, ricamente ilustrado, contendo informações detalhadas sobre o conteúdo apresentado no mapa;
c) Sistema de informações geográficas, com os arquivos digitais gerados pelo projeto;
d) Artigos técnico-científicos

Endocarpos carbonizados de palmeiras em sítios arqueológicos Guarani do Extremo Sul Catarinense: uma análise morfológica, taxonômica e etnográfica

O conhecimento ecológico foi um dos fundamentos do sucesso da expansão geográfica Guarani. Nos sítios arqueológicos que atestam a ocupação dessa população os restos de coquinhos de palmeira carbonizados são vestígios recorrentes por seu fruto resistente. Em dois sítios arqueológicos no extremo Sul de Santa Catarina, Campo Mãe Luzia e Mirante da Lagoa, 102 espécimes de endocarpos carbonizados foram resgatados. Por meio de literaturas especializadas e coleção de referência, 56 espécimes foram identificados como pertencendo à espécie de palmeira Syagrus romanzoffiana (Cham.) Glassman (“pindo”), cinco como Geonoma gamiova Barb. (“pindo’i”) e 40 como cf. Arecaceae. Do conjunto, dois vestígios não foram possíveis de serem identificados. A análise desses vestígios, mesmo em pequenos conjuntos, pode marcar um ponto de partida para reflexão sobre a relação entre o povo Guarani e as plantas no passado.

Palavras-chave: Arqueobotânica; Carpologia; Arecaceae

Capítulo 10 – página 237

Trabalhos, pesquisas e publicações

pt_BRPortuguês do Brasil