Jornada Cânions do Sul

Jogar, se divertir, conhecer!

Vamos conhecer o Geoparque jogando?

Motivados pela necessidade de divulgação do potencial turístico e preservação da geo e biodiversidade do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, pretendemos criar o jogo digital “Jornada Cânions do Sul”. Por meio dele o jogador será levado a conhecer as principais riquezas naturais destas áreas, potencializando e valorizando o turismo de natureza e os aspectos socioambientais, dando visibilidade aos atores sociais e produtos locais.

Para o desenvolvimento do jogo foi realizada uma ampla pesquisa no território visando a seleção de pontos importantes a serem destacados no jogo, como as belezas naturais, geologia, arqueologia, história, cultura, flora, fauna e as espécies ameaçadas. Estes aspectos serão colocados no jogo através das ilustrações do artista plástico Jorge Herrmann que se transformarão nos cenários percorridos pelo jogador ao longo de 10 fases, correspondentes às áreas de interesse dos 7 municípios.

Ao longo da narrativa o jogador irá explorar a região e interagirá com elementos geológicos, biológicos, históricos, culturais e econômicos da região através de coletas/informações de itens relevantes para o contexto do Geoparque. Durante esta jornada o jogador terá de lidar com desafios que ameaçam a região e tornam o jogo uma experiência mais dinâmica e divertida.

Como surgiu o jogo?

A proposta do jogo foi submetida à Fundação Boticário de Conservação da Natureza em 2022 e concorreu com projetos de todo o Brasil que também visavam a promoção do turismo de natureza em áreas naturais protegidas.

Com a aprovação e obtenção do financiamento, em janeiro de 2023 iniciamos a criação do jogo digital “Jornada Cânions do Sul” que visa a divulgação da região, a promoção do turismo em áreas naturais, engajamento dos visitantes na conservação, dando visibilidade à região e incrementando a cadeia produtiva voltada às práticas sustentáveis.

Qual a história do jogo?

Jornada Cânions do Sul dá continuidade à saga de Laura (Jogo Jornada Biomas Escolas), uma jovem estudante que quer ser cientista, em busca do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira e as formas de ajudar na sua conservação.

Desta vez, Laura vai passar férias no território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, em contato direto com a natureza, fazendo trilhas, andando de bike ou à cavalo, conhecendo a cultura, gastronomia e os povos locais e se encantando com as inúmeras possibilidades que este roteiro turístico oferece, especialmente para quem ama estar bem perto da natureza, como Laura!

O jogo terá 10 fases jogáveis, nas quais Laura (e você!) conhecerão alguns dos principais atrativos geoturísticos da região. Em cada fase vocês terão que enfrentar desafios e cumprir algumas missões, ganhando também prêmios virtuais e até reais, para serem retirados em sua visita ao Geoparque.

Como o jogo está sendo desenvolvido?

O jogo está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por game designer, ilustrador, biólogos, geólogos, engenheiros, turismólogos e outros profissionais.

Durante o ano de 2023 a equipe realizou visitas para os sete municípios do Geoparque visando conhecer e escolher os 10 locais que se tornarão as fases do jogo.

As ilustrações que irão compor as telas do jogo já estão sendo feitas pelo artista plástico. Aqui colocamos duas delas para vocês terem uma ideia de como ficará!

Quando o jogo ficará pronto e como posso jogar?

O jogo está sendo desenvolvido para celulares Android e ficará disponível, gratuitamente, na Google Play Store. A previsão é que ele esteja pronto em 2024.

Mas…. se você está muito curioso, siga nosso projeto no Instagram e acompanhe nossas atualizações:

https://www.instagram.com/jornada_canions_do_sul

Querem conhecer as participações em eventos, artigos científicos relacionados com o jogo?

  • 2º Seminário de pesquisas no Território do Geoparque

  • Jornada Cânions do Sul: conservação e turismo – um projeto para divulgar o geoparque e suas potencialidades por meio de um jogo digital
  • Jornada Cânions do Sul – escolha dos geossítios que farão parte do jogo digital
  • Dando visibilidade aos invisíveis: um olhar sobre as briófitas do Parque Estadual do Tainhas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Área marinha do geoparque mundial da unesco Caminhos Cânions do Sul: uma importante área reprodutiva e berçário da baleia-franca-austral
  • Unidades de Conservação no território do Geoparque mundial da Unesco dos Cânions do Sul: cenário atual e possibilidades de integração
  • Pesca cooperativa entre pescadores artesanais de tarrafa e botos no estuário do rio Mampituba: um patrimônio imaterial a ser preservado
  • 5º Simpósio de Gestão Ambiental – SIGA: “Visibilidade aos invisíveis: definição das Personas do Jogo digital Jornada Cânions do Sul”
  • Boletim informativo – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade Hortênsias Bacharelado em Gestão Ambiental ano ii – no 8 / setembro-outubro 2023: um olhar para o território do geoparque caminhos dos cânions do sul

Apoio financeiro:

Realização:

pt_BRPortuguês do Brasil