Cânion Pedra Branca

Geoparque

O que é um geoparque?

Geoparque é uma área com limites claramente definidos, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional, aliados aos outros bens naturais e culturais da região, são integrados em estratégias de desenvolvimento territorial que envolvem a conservação da natureza, a educação (formal e informal) e a promoção do desenvolvimento econômico, em especial através do turismo.

Com uma abordagem ascendente de parceria e gestão participativa, visa combinar conservação da natureza com os princípios do desenvolvimento sustentável envolvendo as comunidades locais.

Ao aumentar a conscientização sobre a importância de conservar e valorizar os sítios e paisagens que registram aspectos e estágios chave na história geológica da Terra (patrimônio geológico) e a diversidade histórica e cultural das populações que ali vivem, os geoparques contribuem com a sensação de orgulho da região e fortalecem a identificação das pessoas com este território.

Para a geração de oportunidades e melhoria das condições de vida das populações que habitam esta região, os geoparques devem estar sustentados nos seguintes princípios:

Forte envolvimento das comunidades

Compromisso dos gestores públicos

Colaboração dos empreendedores locais

Quais são benefícios para o território?

  • CONSERVAÇÃO do patrimônio geológico;
  • Promoção da PESQUISA CIENTÍFICA;
  • EDUCAÇÃO para a sustentabilidade;
  • Valorização do PATRIMÔNIO CULTURAL;
  • Desenvolvimento integrado do TURISMO;
  • Novas OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS;
  • Geração de EMPREGO e RENDA para a população local;
  • VISIBILIDADE e PROMOÇÃO da região;
  • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUSTENTÁVEL.

Geoparque Mundial da UNESCO

Iniciativa de sucesso internacional que surgiu no início do século XXI e que culminou, em 2015, com a criação de um novo título, o de Geoparque Mundial da UNESCO.

Reforça a importância de promover a conservação aliada ao desenvolvimento econômico sustentável de sítios e paisagens que registram aspectos e estágios chave na história geológica da Terra, nosso patrimônio geológico!

Os Geoparques Mundiais da UNESCO atuam em estreita colaboração com a Rede Global de Geoparques (em inglês, Global Geoparks Network – GGN), uma organização sem fins lucrativo e não-governamental que contribui no intercâmbio de experiências e cooperação entre seus membros.

A colaboração e networking é um componente importante, tanto para os geoparques aspirantes como para os Geoparques Mundiais da UNESCO. A Rede Global de Geoparques também promove cooperação em redes regionais, com destaque para a Rede de Geoparques Mundiais de UNESCO para América Latina e Caribe (Red GeoLAC).

Em 2019 os Geoparques Mundiais da UNESCO atingiram 147 membros, distribuídos em 41 países. Deste total, 7 estão localizados na América Latina, sendo o Geopark Araripe o único brasileiro.

Mapa de distribuição dos Geoparques Mundiais da UNESCO.

Adaptado. Clique para ampliar.

Original em http://www.globalgeopark.org/