Valorização ao dia da terra envolve educação de Morro Grande

Educação de Morro Grande desenvolveu aprendizado e conscientização a alunos e comunidade.

Morro Grande/SC

Nos dias 24 e 25 de abril a educação de Morro Grande teve atividades diferenciadas. Isso porque no dia 22 de abril foi comemorado o dia da terra. Com os trabalhos sendo produzidos em 2018 e neste ano letivo, o tema foi passado as turmas da CEI Pernalonga, CEI Nossa Senhora da Salete, EEB Ana Machado Dal Toé e EMEF Prefeito Dário Crepaldi.

No dia 24 a abertura ocorreu na comunidade de Nova Roma, na EMEF Prefeito Dário Crepaldi. Durante todo o dia danças, exposição de trabalhos produzidos em conjunto com professores e alunos, oficina com equipe da Unesc, trabalho com argila, reciclagem, heranças culturais, dentre outras, foram apresentados aos presentes.

A empresa Engie disponibilizou 600 mudas, sendo mais de 1000 desde o inicio do ano letivo de 2019. Acompanharam os técnicos Amanda Crepaldi, Analice Zaccaron, Eder Luis Dal Toé, José Aroldo Biff e Heitor Biff. “Somente aqui na nossa escola são, aproximadamente, 190 alunos e uma equipe de professores e colaboradores que se envolveram para a realização das atividades neste dia. Também contamos com a equipe do Geoparque, que trouxe valorização do nosso lugar e nos mostrou um olhar diferente ao nosso espaço”, comentou a diretora da EMEF Prefeito Dário Crepaldi, Jaqueline Daniel Rabelo.

Os familiares dos mais de 600 alunos da rede municipal e estadual de Morro Grande também foram convidados para participar das apresentações e conscientizações. “Esta é a nossa chance de cuidar e incentivar porque nossos recursos são finitos. Temos que valorizar a nossa casa que é o meio ambiente e esta é a chance de refletirmos sobre como estamos agindo”, destacou a secretária de educação de Morro Grande, Aline Coral.

O ensino infantil realizou apresentações e plantou com os pais as mudas que foram recebidas. Estas eram nativas e frutíferas como araçá, flamboyant, ipê, pitanga, dentre outros. “As atividades trazem uma boa conscientização aos participantes. Eles aprendem o cuidado que devem ter e o tratamento que deve ser dado ao ambiente em que vivemos”, relatou a diretora do meio ambiente, Amanda Crepaldi.

Após os três períodos de atividades do dia 24, no dia 25 foi dada continuidade as festividades do dia da terra na rede estadual de Morro Grande. No auditório, danças relacionadas ao meio ambiente, maquetes, oficina de argila e importância do Projeto Geoparque foram mostrados aos presentes. “Além da valorização ao município, os participantes tem maior conhecimento da cultura local e desenvolvimento. Todos gostam deste envolvimento”, frisou a diretora da EEB Ana Machado Dal Toé, Dolores Martins Bosa.

O Projeto Geoparque, trabalhado no município, teve grande importância para a produção dos trabalhos em homenagem ao dia da terra. Passam estes ensinamentos as professoras Jaqueline Sasso Faravin Dal Pont, Marcia Peruchi, o diretor executivo Gislael Floriano e o prefeito de Morro Grande e presidente da concessão Valdionir Rocha. “Morro Grande tem se destacado por ser pioneiro e é só o começo do trabalho da equipe. Haverá a troca de conhecimento e experiência, visitas aos cânions e paleotócas e valorização da terra para a construção do Geoparque, porque os temas envolvem a comunidade. Sempre visamos que o projeto é feito de pessoas para pessoas, havendo o desenvolvimento sustentável para o território. Por isso, esta é a chance de abordar a cultura, história e arqueologia, que foram temas destes dois dias de atividades, pois traz oportunidades e diversificação aos menos favorecidos”, explicou Jaqueline Dal Pont.

Os trabalhos prol da terra e meio ambiente são realizados pela educação. Os alunos foram envolvidos com o Projeto Geoparque, Projeto Lapis da turma de arqueologia da Unesc e plantação de mudas nativas. “Gosto de participar destas atividades. Aprendi a cuidar melhor do meio ambiente, coletar sementes para distribuição e plantio, que serão doados”, contou o aluno do 8º ano da EEB Ana Machado Dal Toé, Arthur Spader Sartor.

A educação contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Epagri, Unesc, Engie, o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, professores, alunos e envolvidos. “Gostaria de agradecer a todos que se empenharam para que estes projetos e atividades se tornassem realidade. O trabalho feito com os alunos é o passo inicial para a conscientização. Começando desta forma com elas é que as coisas darão certo”, salientou o vice-prefeito de Morro Grande, Eduir Marcelo.

Fotos: Giorgia Daniel/ Jaqueline D. Rabelo/ Jaqueline S. F. Dal Pont.

Texto: Giorgia Daniel – SC 3523 JP

  • Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram