O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul deu início a um novo programa que visa desenvolver a produção artesanal no território. O primeiro encontro sobre a iniciativa foi realizado na última quinta-feira, dia 27, com as integrantes da Associação das Artesãos de Jacinto Machado (AAJAM).
A iniciativa busca apoiar os artesãos empreendendo estratégias para valorizar os produtos artesanais, incentivando a criatividade e a conexão com a identidade cultural do território. Além disso, o programa surge para promover alternativas de trabalho e geração de renda para as mulheres e o empoderamento feminino, fortalecendo a economia e a produção associada ao turismo.
Um dos destaques do trabalho da AAJAM é o artesanato que utiliza a fibra do caule da bananeira para produzir peças belíssimas. O trabalho das artesãs é também um excelente exemplo de sustentabilidade. Elas utilizam muitos materiais que seriam descartados para criar artesanato de alta qualidade e muito bom gosto.
O grupo já está inscrito para participar da Georrota Cânions do Sul e receberá também consultoria do Sebrae nos próximos meses.
Representando o Geoparque, participaram do encontro com as artesãs, a coordenadora de Desenvolvimento Econômico Edinéia Pallu, o vice-coordenador do Grupo de Trabalho da Cultura José Diego Hipólito, a coordenadora de Comunicação Priscila Gamba, o secretário municipal de Turismo de Jacinto Machado Luan Antonelli, a turismóloga Juliana Elias e o Diretor de Turismo de Jacinto Machado Richard Cardoso.