Geoparque e CPRM promovem capacitação sobre Geociências para professores

A educação é um dos principais pilares de um Geoparque. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o patrimônio geológico e sensibilizar sobre a importância da sua conservação, foi realizada na segunda-feira, dia 03, mais uma capacitação para educadores. Promovido em parceria com a CPRM – Serviço Geológico do Brasil, o treinamento aconteceu em Jacinto Machado e contou com a participação de professores de História e Geografia dos municípios de Santa Catarina que fazem parte do Projeto. De forma muito prática e didática, os geólogos Andrea Sander e Carlos Peixoto ministraram uma verdadeira aula sobre geociências, evolução da Terra, tipos de rochas e minerais, preservação dos recursos naturais, entre outros assuntos relacionados ao conceito de Geoparque.

Cada participante recebeu uma amostra de rochas para uso em sala de aula e também foram doadas pela CPRM cinco coleções de réplicas de fósseis para atividades educativas. Na parte da tarde, o grupo realizou atividade de campo no Morro da Moça em Jacinto Machado para observar as formações rochosas.

Muito satisfeitos com a capacitação, os professores participantes agradeceram pela oportunidade de ter acesso a mais informações sobre Geologia e destacaram que foi um dia de grande aprendizado e inspiração para inovar em sala de aula, com ideias para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas.

Realizaram a abertura do encontro o secretário de Turismo de Jacinto Machado, José Carlos Zanatta, a secretária de Educação, Cleonice Possamai, e o diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Gislael Floriano. As capacitações em parceria com a CPRM seguem nos dias 13 e 14 de fevereiro em Cambará do Sul (RS), dirigidas aos professores dos municípios gaúchos que fazem parte do Projeto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram