Geoparque Cânions do Sul lança roteiro turístico para visita a geossítios

12/11/2019

Foi realizado na sexta-feira, 8 de novembro, o lançamento oficial do Georroteiro Cânions do Sul na Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado, considerada a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina. O Georroteiro é um roteiro turístico especial criado pelo Projeto Geoparque Cânions do Sul para incentivar a visita aos geossítios do território, áreas que tem formações geológicas como seus principais atrativos, de reconhecido valor educativo e científico.

Com a frase “Um destino. Muitas experiências”, o Georroteiro oferece informações detalhadas para que os turistas e a comunidade da região possam conhecer os sete municípios que fazem parte do Projeto, compreender o contexto geológico da região e se inserir na cultura local. Baseado no conceito do turismo de experiência, o Georroteiro promove vivências de fé, gastronomia, contemplação, aventura, ecoturismo e turismo rural, apresentando atrativos para qualquer época do ano, que incluem desde o turismo de praia, passando por trilhas, cachoeiras, aventuras, e descobertas, até o turismo típico da Serra.

O Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, foi a primeira pessoa a conhecer o Georroteiro, antes mesmo do seu lançamento oficial. A equipe técnica do Projeto, junto com o prefeito de Mampituba, Dirceu Selau, aproveitou a oportunidade para presenteá-lo com uma cesta de produtos típicos da região. O Ministro reforçou seu apoio ao Geoparque e lembrou que defendeu a proposta junto à Unesco, em Paris.

Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, destacou que o Georroteiro é um grande passo para potencializar o turismo na região, com os sete municípios e os dois Estados trabalhando juntos pelo desenvolvimento econômico do território. Também participaram do evento os prefeitos: de Praia Grande, Henrique Maciel; e de Jacinto Machado, João Batista Mezzari. Outras autoridades prestigiaram o lançamento, como Flavia Didomenico, presidente da Santur – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina; André Germanos, secretário nacional de Ecoturismo, representando o Ministério do Meio Ambiente; Mario Nascimento, presidente da Comissão Nacional para Cidades Turísticas da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); João Bertoldi, diretor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul (Sedetur); e o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci.

O Georroteiro Cânions do Sul pode ser acessado pelo site www.canionsdosul.org/georroteiros

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
pt_BRPortuguês do Brasil