Estudantes e professores da Udesc realizam pesquisas no território do Geoparque

Repleto de riquezas naturais e culturais, o território do Geoparque Aspirante Caminhos dos Cânions do Sul é reconhecido como importante ambiente de estudos para muitos pesquisadores. Recentemente, foi a vez de professores e estudantes da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) percorrerem alguns dos principais geossítios, em busca de novas informações para os seus traballhos científicos.

As pesquisas foram desenvolvidas pelos estudantes Ciro Borges e Mateus Dellanina, sob orientação dos professores Jairo Valdati e Maria Carolina Villaça Gomes, integrantes do Comitê Educativo-Científico do Geoparque Cânions do Sul, e acompanhadas pelo diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano. A equipe realizou avaliações quantitativas e qualitativas sobre os sítios visitados, com o objetivo de propor possíveis georroteiros turísticos como já havia sido realizado pela Universidade no município de Timbé do Sul, anteriormente.

“Nossa intenção é, assim que possível, ter uma interação maior com a comunidade, com escolas e guias, treinando sobre o conceito de geodiversidade, acrescentando além da questão cênica, paisagística e turística, outros elementos de importância cientifica e didática. Queremos trabalhar o conceito de paisagem de forma integrada, apresentando evidências sobre a evolução destes cenários desde o contexto geológico e geomorfológico, até a ação do homem sobre a paisagem”, destaca o professor.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
pt_BRPortuguês do Brasil