Estudantes aprendem sobre tradições gaúchas em Mostra Cultural

24/09/2019

Durante a Semana Farroupilha, que culmina nas comemorações do Dia do Gaúcho, 20 de setembro, a Prefeitura de Praia Grande realizou um projeto especial com atividades culturais nas Escolas da Rede Municipal de Ensino e APAE. A ação integra valor histórico agregado às ações desenvolvidas pelo Projeto Geoparque Cânions do Sul.

A Mostra Cultural contou com atrações como a apresentação de dança da Invernada Artística Municipal, declamação de poesias nativistas e roda de chimarrão. Para as crianças, foi realizada também atividade de laço com vaca parada, com a presença do campeão catarinense, gaúcho e brasileiro na modalidade, piazito Leonardo de Lima Lummertz.

A assessora de cultura e historiadora Renata Corvino trabalhou em conjunto com a Escola Municipal Presidente Dr. Tancredo de Almeida Neves durante duas semanas em sala de aula, com alunos do 4° ao 9° ano, destacando o que foi a Revolução Farroupilha (acontecida entre os anos 1835- 1845) e sua contribuição para a formação cultural de um povo. Foram trabalhadas as causas e consequências, os personagens envolvidos, destacando episódios da Revolução que aconteceram no município de Praia Grande e em outras cidades catarinenses. Valorizando a formação da identidade e o sentimento de pertencimento gerado pelas tradições gaúchas, o projeto incluiu entrevistas e coleta de fotografias, com ênfase na criação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), dos CTGs e da Invernada Artística Municipal de Praia Grande. Entre outras atividades, aconteceu ainda uma mostra fotográfica com a história da Invernada Artística, exposição de trajes gaúchos utilizados pelos seus primeiros membros e oficina de como preparar o chimarrão.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
pt_BRPortuguês do Brasil