Escola Albino Zanatta promove encontro com Índios da Aldeia Nhu-Porã, de Torres e alunos de Jacinto Machado

25/04/2019

A visita dos alunos da EMEB Albino Zanatta, de Jacinto Machado, à aldeia indígena Nhu Porã, em Torres, resultou num grande evento, realizado nesta quinta-feira, 25, em Jacinto Machado.

Cerca de 200 estudantes das escolas municipais Albino Zanatta, Figueira, Arizona e Santo Simão e da Escola Estadual Jacinto Machado acompanharam, no período da manhã e da tarde, apresentações dos índios e pela troca de experiência, vivenciaram um pouco da rotina dos membros da aldeia indígena.

O cacique Mario Lopes contou um pouco da rotina na aldeia, que atualmente tem 35 famílias e 108 integrantes. “As crianças, até os nove anos, aprendem a nossa língua mãe: o tupi-guarani, e somente após esta idade aprendem a falar o português”.

As tradições e costumes são passados de geração em geração e o artesanato é uma das fontes de renda dos índios. “Trouxemos para este encontro algumas peças que são confeccionadas, em sua maioria, pelas mulheres da aldeia”, completou o cacique.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Rosangela Ferreira e José Diego Hipólito e teve como intuito a integração e valorização do índio pela passagem do seu dia, em 19 de abril e o Dia da Terra, celebrado em 22 de abril. “Após a visita na aldeia, surgiu a ideia de realizar o evento, que nos aproximou ainda mais de uma cultura tão rica, mas ao mesmo tempo, tão diferente da nossa vivenciada no dia a dia”, comentou a professora Rosangela.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Apresentação dos Índios da Aldeia Nhu Porã
pt_BRPortuguês do Brasil