Dez mil crianças conhecerão a história do projeto Geoparque através de Gibi

03/03/2020

Em um livro em forma de quadrinhos, ilustrado, colorido, de linguagem acessível e muito atrativo, a Unesc e o Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul levarão a história do projeto Geoparque para dez mil crianças da rede pública de ensino nos sete municípios que compõe o grupo. O material, intitulado “Turma do Geoparquito em: sonhando com um Geoparque no Sul do Brasil”, foi lançado de forma oficial na última sexta-feira (28) no auditório da Prefeitura de Praia Grande na presença de autoridades e professores com a assinatura do termo de cooperação entre a Unesc e o consórcio para ações educacionais em torno no projeto.

A autoria da história, cheia de informação científica contada de forma acessível, é dos professores Nilzo Ivo Ladwig (Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial) e Juliano Bitencourt Campos (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Unesc, e de Jucélia Tramontin Dalpiás, professora da rede estadual de ensino de Praia Grande. Já a ilustração do material ficou por conta do acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Eduardo Pioner Peixoto. O objetivo dos estudiosos ao preparar o material ao longo de três anos foi apresentar para as crianças e, logo, suas famílias, o Projeto “Geoparque Caminho dos Cânions do Sul” e enaltecer a sua importância para a região e para o país, fazendo com que a própria região reconheça e se orgulhe do patrimônio que possui.

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o editor-chefe da EdiUnesc, Dimas de Oliveira Estevam, agradeceu a parceria com o Consórcio em prol do projeto Geoparque. “A gestão da Universidade tem o propósito de aproximar a Instituição da comunidade e esse é mais uma ação que tem esse objetivo. Ao colaborar com a região, oferecendo informação e conscientização, a Universidade colabora para o fortalecimento do projeto e sua consolidação perante os moradores dos municípios, atores fundamentais em todo o processo”, completou.

O presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul e prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen José Silvestre, destacou os avanços do Geoparque, especialmente, na área da Educação e falou ainda sobre a importância da publicação para o envolvimento da comunidade no projeto. Também participaram da mesa de autoridades do evento, os prefeitos: Henrique Maciel de Praia Grande; Carlos Souza, de Torres; Dirceu Selau, de Mampituba; Mack Citadin, prefeito em exercício de Praia Grande; Helen Becker, coordenador de Turismo e Cultura da Amesc; e Fabiano Souza, coordenador do eixo de educação do Projeto Geoparque.

Secretários de educação, professores e lideranças da região também estiveram na solenidade e receberam simbolicamente edições do gibi que serão encaminhadas para todas as crianças da rede municipal de ensino dos municípios que compõem o Projeto: Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande, Timbé do Sul, em Santa Catarina, e Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul. A obra está disponível para download gratuito na página da EdiUnesc (http://www.unesc.net/portal/capa/index/300/12515). O objetivo é que o conteúdo seja compartilhado ao maior número de pessoas possível, divulgando, assim, as riquezas do projeto Geoparque.

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram