COMTUR realiza reunião sobre Geoparque

13/07/2018

Na noite de quarta feira dia 11 de Julho, no Balneário e Camping Poço do Caixão, localidade de Rocinha, o COMTUR Conselho municipal de Turismo de Timbé do Sul promoveu uma palestra sobre os benefícios do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul

A reunião foi ministrada pela Flavia Fernanda de Lima, geóloga, assessora do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, contou com a participação do Poder Publico Municipal, Epagri, STE,representantes do Conselho Municipal de Turismo, donos de pousadas, restaurantes, esportes de aventura que de alguma forma exploram o turismo no município.

O projeto é uma iniciativa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que, desde 2007, vem realizando ações no território com o intuito de envolver as autoridades municipais, regionais, estaduais e as comunidades no anseio de construir uma candidatura ao programa Geoparques Mundiais da UNESCO. Envolve 7 municípios, sendo 3 gaúchos (Torres, Cambará do Sul e Mampituba) e 4 catarinenses (Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande).

O Programa Geoparque Mundial da UNESCO posiciona-se como um importante instrumento de desenvolvimento territorial com vocação para o desenvolvimento sustentável, baseado nos elementos da geodiversidade regional.
Nos territórios de geoparque são promovidas as ações em:

i) Conservação do patrimônio geológico, em paralelo com outras ações de conservação dos elementos bióticos;

ii) Promoção da economia local através do geoturismo;

iii) Disseminar no território a educação formal relacionada a geociências, assim como a educação informal através dos aspectos culturais e suas relações com a geodiversidade local.

Já o Conselho é o canal efetivo de participação, que permite estabelecer uma maior aproximação do Poder Público com a Sociedade Civil, cuja finalidade será fortalecer a participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao turismo

O COMTUR agradece a presença de todos e se coloca a disposição da sociedade timbeense para promover o turismo da região.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Estavam presentes membros do projeto Geoparque, do Poder Publico Municipal, Epagri, STE, e representantes do Conselho Municipal de Turismo,
pt_BRPortuguês do Brasil