Ciclistas e equipe do Geoparque planejam rota de cicloturismo que integra o território

06/03/2024

Aconteceu na manhã de hoje, a reunião geral de planejamento da rota de cicloturismo do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, envolvendo ciclistas, empreendedores e lideranças do turismo no território, além de integrantes da equipe técnica do Geoparque. O encontro foi realizado em Jacinto Machado e marca a conclusão da primeira etapa do projeto, passando agora para uma nova fase prática do processo de implantação da rota, com os testes para validação dos trajetos propostos para o circuito.

Coordenadores do Geoparque realizaram a abertura da reunião destacando em suas falas o engajamento de todos que estão contribuindo para a criação da rota, através de uma construção coletiva, demonstrando que acreditam na importância desta iniciativa para o desenvolvimento econômico sustentável da região.

As reuniões realizadas em cada município nos últimos meses embasaram a criação de sete propostas de trajetos que se conectam, interligando os municípios do Geoparque em um grande rota que percorre aproximadamente 481 km. O geólogo Gustavo Simão, da equipe do Geoparque, apresentou detalhes deste planejamento com informações sobre os segmentos, como distância de cada trajeto, desnível positivo, desnível negativo e maior escalada.

A fase de testes do percurso começará em abril e será aberta para participação de todos os ciclistas interessados em contribuir com o processo. O cronograma será divulgado em breve. O objetivo é realizar a avaliação da rota, registrando percepções de ciclistas experientes para validar o percurso, identificar pontos de sinalização, reconhecer locais de apoio e avaliar possíveis ajustes no planejamento.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
pt_BRPortuguês do Brasil