Alunos de Jacinto Machado visitam comunidade quilombola de Praia Grande

16/08/2019

Os alunos do 9º ano da Emeb Albino Zanata e 3º magistério da EEB Jacinto Machado, foram conhecer a Comunidade Remanescente de Quilombo São Roque, em Praia Grande. A vista foi feita em conjunto com os professores Rosangela Ferrera, José Diego Hipólito, Rejani Serafim Silvestre e Sirleia Recco Beterli e integra as ações desenvolvidas no município com o projeto Geoparque Cânions do Sul.

A professora Rejani conta que o projeto tem como objetivo conscientizar a sociedade atual, que, mesmo centenas de anos após o fim da escravidão, os negros ainda sofrem com as marcas da história e ainda conhecer um pouco da comunidade. “Nesta visita eles puderam contar um pouco da história das suas lutas. Foi um dia de muito aprendizado, com relatos e informações sobre o modo de vida, histórias, dificuldades e conquistas deles”, completa.

A iniciativa ainda destaca o papel da preservação da memória e da identidade do povo negro nas comunidades quilombolas e promove o sentido de “quilombo” como comunidade de resistência, não só física, mas também política e social nos dias de hoje. “Foi muito bom conhecer a comunidade, uma visita foi enriquecedora. Nosso objetivo foi também promover a valorização e o respeito aos costumes e tradições das comunidades quilombolas.”, destaca a professora Rosangela.

A ação teve apoio da Administração Municipal, através da Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cleonice Fontana Possamai.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Estudantes da escola Emeb Albino Zanata
pt_BRPortuguês do Brasil